quinta-feira, 28 de maio de 2009

56 a 3 – greve em Campinas

Os servidores municipais de Campinas estão em greve há oito dias. A greve afeta o atendimento no hospital municipal, nas creches e escolas municipais. Há muito tempo não via um movimento grevista tão organizado e mobilizado. A frente do Paço Municipal está tomada pelos servidores desde o início da greve. Suas manifestações e passeatas são marcadas para os horários de pico na cidade, entre 11 e 13 horas e 17 e 19 horas. A estratégia é incomodar a população. chamar a atenção para a greve. É uma forma de luta inteligente.

Particularmente, sou favorável a todo o tipo de reivindicação. Acho que é um direito do trabalhador cobrar reposições salariais numa economia em que tudo sofre reajuste puxando a inflação pra cima. Apesar de morar a duas quadras da prefeitura e a greve estar me atrapalhando bastante, tiro o chapéu para a mobilização dos servidores.

Agora sabe o por que do título desse post? São os percentuais de aumento que teve o salário do prefeito e de seus secretários e assessores contra o aumento oferecido pelos servidores. O prefeito recebia R$8.500,00 e com o aumento de 56% vai ganhar em torno de R$13.600,00, ao passo que o salário de um servidor, que todo mundo tem uma idéia de quanto seja, será reajustado em 3%. Agora me diga se há lógica nisso, se há justiça nisso? Vergonhoso. Os servidores reivindicam 18% de aumento. Se o prefeito, Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio [PDT] tivesse hombridade e defendesse os interesses da cidade, voltaria atrás no aumento que concedeu a si próprio e receberia o mesmo aumento que os servidores solicitam. Mas isso é querer demais de um político brasileiro, não é?

[Digna de nota é a cobertura feita pelos portais de notícias da região na web – Cosmo, CBN e EPTV. Não trazem quase nada sobre a greve. Diria que é no mínimo estranho.]

Um comentário:

"Todos juntos somos fortes" disse...

Coloquei um trechinho do seu texto no nosso blog da greve. Se puder, visite-o e divulgue-o no seu ótimo blog:

www.greveservidorescampinas2009.blogspot.com