quinta-feira, 21 de maio de 2009

Campinas e o modelo de cidade

Transcrevi o texto de Laymert no post passado porque me parece que Campinas tem São Paulo como modelo de cidade. Claro que não é uma escolha consciente da cidade, de seus dirigentes em tomar um modelo equivocado para seguir. Pior que isso, é uma atitude inconsciente, pois que está entranhada como parte de nossa cultura.

Nasci em São Paulo e mudei para Campinas quando tinha 12 anos, com meus pais. Fomos morar na área rural da cidade e posso dizer que só fui conhecer a cidade de fato 12 anos depois, quando entrei na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Puc de Campinas. De São Paulo, além das memórias de infância, tive a experiência de freqüentá-la uma vez por semana dos 15 aos 18, quando ia a Rua 25 de Março comprar camisetas para serigrafar. Depois de concluir o curso de arquitetura, morei 2 anos em São Paulo, trabalhando com produção de vídeo. Mais tarde, entre 2002 e 2006, durante o doutorado, tinha que ir a São Paulo 2 vezes por semana.

Hoje percebo que Campinas também é uma cidade arruinada mas que não pode ser reconstruída, porque a aura da cidade já não existe, é uma impossibilidade.
Os privilegiados se encastelaram em condomínios e se refugiam em espaços fechados, evitam a cidade a todo o custo. O resto, como diz Laymert, os trabalhadores, desaparecem no deslocamento entre casa e trabalho. E os miseráveis são fantasmas que ninguém quer ver.

Escolhi morar no centro da cidade. Isso foi no ano 2000. Então, eu acreditava que o centro mudaria, seria revitalizado, seria um ponto irradiador de transformações por toda a cidade. Agora, nove anos depois, nada mudou. Ao contrário, piorou.

Campinas não é uma cidade. Dificilmente será uma cidade. Se é que um dia já foi.

2 comentários:

Glória disse...

O jornalista Adalberto Piotto da CBN (96,9 FM), retornou de férias ao trabalho. No seu Blog ele conta que foi conhecer Buenos Aires, e adorou, coincidentemente, tece elogios sobre a capital que se orgulha em manter suas características do passado, onde os argentinos valorizam e preferem viver no centro da cidade, frequentar pequenas lojas de bairros.
Dê uma espiada no Blog Octávio, você vai achar interessante esse jornalista e suas percepçôes.
E por falar nisso, Adalberto Piotto é âncora do CBN Total de segunda a sexta, das 14as 17 h. Notícias em geral, entrevistas interessantes sobre assuntos diversos, música, cinema, e é claro futebol, com o "quatro em campo". Sabe, é o horário que estou transportanto meus filhos pela cidade..., em suas atividades extras. Mãetorista, como dizem. Já estou me sentindo mesmo como um motorista de taxi, rádio ligado, falo sozinha com o Piotto, e com os outros motoristas, bem humorada, só falta ficar mordendo um palito de dente ...
Brincadeira, sou muito elegante e requintada..., não sou Octávio ?

. disse...

Eu morei minha vida inteira na mesma cidade Santos..e passo minhas folgas em Louveira..masnão acostumo.
Belo blog o seu.
Abraços