segunda-feira, 25 de maio de 2009

a educação como questão

O PNUD [Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o mesmo que mede o IDH dos países, inclusive dos municípios, regiões metropolitanas e estados brasileiros] fez uma pesquisa, que batizou de Brasil ponto a ponto, para saber quais as questões mais importantes, quais as prioridades para as pessoas. Perguntavam mais ou menos isso: o que precisaria ser feito no Brasil para melhorar a sua vida e a vida de todos. A resposta que mais apareceu foi Educação.

Escrevi Educação com letra maiúscula por que minha percepção do país é a mesma. Acho que é a única saída para o Brasil. O que precisamos são de pessoas mais preparadas digo pessoas que saibam não apenas ler e escrever, mas que saibam pensar, ponderar. Preparadas no sentido de saberem o que desejam para suas vidas, de serem capazes de projetar, imaginar o futuro. Preparadas com uma visão crítica da realidade e com capacidade de escolher. Preparadas para compreender o mundo e suas relações complexas, preparadas para dizer sim ou não com consciência.

A Educação é um círculo virtuoso. A dificuldade dar a partida nesse ciclo é a falta de ressonância entre todos os seus elos. Num país pobre e deseducado como o nosso, deve começar na escola e deve ter o apoio da família. Eis a primeira dificuldade. Como cobrar apoio da família que não teve educação? É aí que o círculo virtuoso se torna vicioso e nunca se fecha.

Problema estrutural para o país e difícil de solucionar deveria ser o principal projeto de qualquer governo de país com pretensões como tem o Brasil. Deveria ter investimentos massivos. Mas não é o que se vê.

Com Educação, dá-se a partida para resolver problemas de saúde, saneamento básico, moradia, transporte, segurança, violência e todos os outros problemas que, com pessoas esclarecidas, é possível resolver.

Do outro lado dessa moeda estão os menos de 10% da população que ganha mais de 20 salários mínimos que, ao contrário do que seria esperado, vive dando demonstrações de idêntica falta de educação. Não adianta ir pra escola particular e cara para se considerar educado. Também não sabemos escolher, não sabemos projetar nossas vidas. A violência está em cada um de nós, em nossa falta de cortesia e cordialidade. Nossa grande falta de educação não nos permite ver além de nosso próprio umbigo.

É bom saber que grande parte dos brasileiros acha que a Educação é a grande questão do país. Resta saber o que fazer com essa informação. Voltando à pesquisa, seus resultados serão usados para escolher o tema do próximo relatório de desenvolvimento humano. Uma das melhores respostas foi que é preciso mudar o brasileiro antes de mudar o Brasil: “Não é o Brasil que tem que mudar e sim quem o governa e as pessoas que o habitam. Se todos pensassem mais e fizessem menos besteiras, as coisas não estariam onde estão”.

5 comentários:

Fernando Brito disse...

Olá!

Nossa, você escreve muito bem, e sobre temas que me interessam muito!

Já vi que achei um ótimo blog. Quando eu estiver com tempo livre vou ler os "arquivos" e posts passados.

Interessante essa coisa de comentar em blogs.

Eu comento em um blog, alguém se interessa, entra no meu e comenta. Eu entro por curiosidade no blog deste que comentou em mim, e acho um excelente blog.

Só não consigo parar de pensar no fato de que se eu não tivesse comentado primeiro no blog do Ravi, você não teria me achado, e eu consequentemente não teria descoberto o seu blog.

Uia, é quase uma "Teoria do Caos".

Glória disse...

Concordo plenamente com você.
E então, e agora, o que podemos fazer Octávio ?

Gloria disse...

Caro Fernando, a vida conspira.
Confie. Acredite. Tudo o que você quer e precisa chegará até você, por inúmeros caminhos, como aconteceu ao encontrar o Blog do Octávio.
Tenha tranquilidade, respire, e fique atento, só isso.

Glória disse...

Desculpe, mas... falando em ficar atenta, qual é o Blog do Ravi ?

O Lacombe disse...

Gloria, o blog do Ravi:
meatcanada.blogspot.com