sábado, 2 de maio de 2009

de ponta cabeça

Desculpem, mas tenho que expressar aqui minha indignação com 2 histórias absurdas e revoltantes. Depois que me tornei pai fiquei mais antenado com os acontecimentos com crianças. E o que vem acontecendo no Brasil é deprimente.

Primeiro a história do menino Sean. Nasceu nos EUA, pai americano, mãe brasileira. Depois de uns anos, a mãe volta com o menino ao Brasil, de férias. As férias vão se alongando e um belo dia o pai fica sabendo pela mãe que eles não vão voltar pra casa. Como? É isso, não voltaram pros EUA, nunca mais. O pai, desesperado, tenta tudo, mas não consegue sequer rever o filho. A mãe se casa de novo no Brasil – sem se divorciar do primeiro marido! – e no parto da filha do segundo casamento, morre. Naturalmente, você pensa, o menino Sean vai ficar com o pai. Nada! O segundo marido, da poderosa família de juristas Lins e Silva, requer a alteração do sobrenome do menino. O que? É isso!

O caso vai a justiça americana, brasileira e permanece sem solução. A justiça brasileira defende que o menino deve ficar com essa família no Brasil mesmo admitindo que a mãe ficou com o menino ilegalmente. Agora virou quase um caso diplomático, com o envolvimento de chanceleres, deputados e até o presidente do Brasil e a chefe da casa civil dos EUA, Hillary Clinton. Agora pergunto, que justiça é essa que defende esse tipo de comportamento? Que valores regem de fato a justiça brasileira?

O segundo caso é o da menina do Recife, de 9 anos que foi abusada e estuprada pelo padrasto e engravidou de gêmeos. O que? É isso! Criou barriga, sentiu enjôo, foi ao medico, descobriu a gravidez. A lei brasileira permite o aborto nesse caso: abuso sexual e risco a saúde de menor. Uma menina! Foi internada num hospital e o arcebispo de Olinda solicitou ao hospital que a liberasse na tentativa de impedir o aborto. Como? É!

Então ela é internada em outro hospital e a equipe médica toma todos os cuidados e realiza os procedimentos necessários para garantir a saúde da menina, física e mental! E o que faz o arcebispo de Olinda, seguindo os cânones da Igreja Católica? Excomunga os médicos e a mãe da menina! Como é que é? Pois é! Segundo a Igreja não se pode tirar uma vida e isso automaticamente leva a excomunhão! Mas é uma menina de 9 anos! Não pode. A menina foi estuprada pelo pai? Não pode. Poderia morrer se levasse a gravidez adiante. Não pode. Poderia ter sérios problemas psicológicos no futuro. Não pode. Como uma criança iria criar outra criança? Não pode.

Não consigo entender. Afinal, onde está a justiça? Será que isso existe no Brasil? Esse país está doente, de pernas pro ar, tudo invertido, todos os valores corrompidos. O que é isso? O país defende o seqüestro de menores? Parece que sim. E a Igreja católica, caduca, - não parece coisa de gente ignorante? – não consegue ter qualquer sensibilidade que ultrapasse seus dogmas pra julgar um caso especifico de violência social e individual?

Há inúmeros estudos que apontam que a religião católica atrapalha o desenvolvimento econômico do país, em contraposição a lógica protestante que alavanca economicamente as sociedades em que se insere com mais força. Então a Igreja está cega, não consegue ver o que acontece atrás dos muros de seus mosteiros e catedrais, onde se encastelam os homens que se acham acima da lei. E, por outro lado, a justiça feita pelos homens está completamente corrompida por interesses individuais e políticos, privilegiando as classes dominantes, legislando para si próprios.

Fui criado na religião católica, mas há muito tempo não acredito na sua visão dogmática do mundo. Tenho vergonha de ser católico, vou pedir pra ser excomungado. Tenho vergonha de ser brasileiro!

Nenhum comentário: