terça-feira, 2 de junho de 2009

linha de passe

Segunda-feira é dia de Linha de Passe, no canal ESPN Brasil. No grande deserto de mesmice da TV brasileira é o grande programa esportivo no Brasil e um dos melhores programas de toda a TV brasileira. Jornalismo independente de primeira linha. Também, pudera, o editor chefe da ESPN Brasil é José Trajano, figura de respeito quando se trata de jornalismo de qualidade. E a equipe titular do programa, comandada pelo imparcial João Palomino, é composta pelos venerados veteranos e grandes do jornalismo como Juca Kfouri, Fernando Calazans e Marcio Guedes e pelo novo, porém não menor, Paulo Vinícius Coelho, o PVC. O banco de reservas superior é composto por Paulo Calçade e Mauro Cezar Pereira.

De todos, Marcio Guedes é o que acompanho a mais tempo, desde a Rede Manchete nos anos 80 [leia mais aqui]. O programa esportivo contava com seus comentários, era comandado pelo Paulo Stein, tambem na ESPN Brasil e tinha uma vinheta do David Sanborn. Trajano e Juca, eu já assistia no Cartão Verde da TV Cultura, quando o programa era bom. Juca é notável desde a Playboy e da Placar. Calazans conheci no Linha de Passe, assim como o PVC, o grande analista do futebol da atualidade. PVC trabalha com dados que antes não apareciam nas analises por estas bandas. Trajano, na minha opinião, é o melhor jornalista esportivo em atividade. Sua indignação e autenticidade, seu compromisso com a verdade são a marca registrada de um grande jornalista. Trajano é a encarnação da independência. Mas PVC também é muito, muito bom.

Na mesa redonda do Linha de Passe a conversa é franca, o debate aberto, todos podem expressar suas opiniões e críticas com liberdade e respaldo da emissora. Não tem rabo preso, não tem outro compromisso a não ser com a informação. O mote da ESPN Brasil é ‘informação é nosso esporte’.

Procuro acompanhar o programa todas as segundas, mas nem sempre é possível convencer a Bia, minha mulher, de que é a melhor opção naquele horário da TV. Acho que é o que há de melhor na TV. O tipo de programa que, depois que termina, a gente se sente revigorado, com as esperanças renovadas. De tanto vê-los e compartilhar as mesmas posturas e opiniões, acabo achando que sao todos meus amigos de longa data. Se você não conhece o programa, recomendo fortemente.

Um comentário:

Glória disse...

Hei Octávio, o seu filho mais novo fez um mês ontem, dia 2 de junho !
Parabéns ! Sim este Blog...
Estive dando uma olhada em todos os posts, poxa Octávio, como você tem talento !! É inspirado, muito inteligente, bem humorado, perspicaz, no ponto, sempre, nem prá mais nem pra menos. Ali.
Que bom, que bom ! eu ter reencontrado você.
Obrigada amigo..., e parabens.