quarta-feira, 17 de junho de 2009

espaço urbano e cultura

O que há de errado nessa foto? A pichação lá no alto, na parede de tijolos? A pichação no portão e portas de enrolar? O lixo acumulado num canto da calçada? O carro estacionado na calçada? Sim, todas as respostas anteriores e mais um monte de coisas. A calçada de menos de um metro de largura, as construções sem recuo de frente, o ponto de ônibus [dá pra ver o ponto de ônibus?], a sujeira generalizada. Está tudo errado!

Não me estranharia que muitas pessoas não conseguissem enxergar nada de errado nessa foto. Sim, porque estamos tão acostumados com esse padrão urbano, com esse tipo de situação, que acabamos não vendo mais nada, não enxergando isso como um problema.

Agora, você vai me dizer que isso é na periferia, que as cidades brasileiras não são todas assim. São sim, todas as cidades brasileiras são assim. Ou até piores do que isso. O que temos são ilhas de excelência, lugares, pedaços da cidade em que se tem um mínimo de desenho urbano, de cuidado com o planejamento. Claro, esses pedaços acabam virando cartões postais. Sabe onde tirei essa foto? Na avenida do Cursino, no Ipiranga, São Paulo. O Ipiranga é um bairro bom, perto do centro da maior metrópole do país. Imagina a periferia da cidade. Não tenho dados concretos, mas posso apostar que no mínimo 70% do tecido urbano da cidade de São Paulo tem uma ocupação como esta ou pior.

E aí tenho outra pergunta. Cidade é cultura? E essa eu respondo rápido: sim, é cultura. Mas como todo o resto da cultura no Brasil está em estado de calamidade. Aí você vai dizer que cultura é tudo aquilo que define nossa identidade. Pois é, esta maneira de ocupar a cidade é um pouco de nossa identidade, herança dos portugueses, que ocuparam nossas encostas e morros desenhando ruas tortuosas com uma intensa relação de proximidade com as casas. Mas o estado em que se encontra essa ocupação, o estado de degradação, de descaso, isso também esta se tornando parte de nossa identidade.

O grande problema é que este padrão urbano, essa cara de cidade é a cara das cidades brasileiras que já não enxergamos mais porque crescemos no meio disso, convivendo com isso, vendo isso como se fosse natural. Gostaria que isso mudasse, que nossa cultura urbana pudesse ser valorizada, preservando seus valores positivos, mas enquanto tivermos olhos só pras ilhas de prosperidade de nossas cidades que nada tem a ver com nossa cultura, nada vai mudar.

Um comentário:

sonia a. mascaro disse...

Ótimas as suas reflexões! A gente convive com essas imagens em nosso cotidiano e passa a ignorá-las...
Como escreveu um dos pensadores que gosto demais, Eduardo Giannetti, em seu livro Auto-Engano (ótimo livro), A familiaridade cega.
Abraços.