domingo, 2 de agosto de 2009

atos secretos resultam em censura

[Desembargador Dácio Vieira; sua mulher Angela; a mulher de Agaciel, Sanzia; José Sarney; Agaciel Maia; e o senador Renan Calheiros no casamento da filha de Agaciel]

Os atos secretos do Senado constituem ilícito de gravidade sem par. Melhor dizendo, deveriam ser considerados assim, como algo sem precedentes. Mas essa não é a realidade. Já estamos acostumados com crimes dessa monta contra a nação. Isso também não deveria ser assim.

O caso todo expõe as vísceras do Senado. O poder podre [nunca tinha notado a coincidência de letras das duas palavras, sempre tão próximas na política brasileira]. Expõe as vergonhas com as quais temos que conviver. Revela o caráter dos políticos, especialmente de José Sarney. Não canso de me perguntar, apesar de saber a resposta: será que ele não tem vergonha de fazer o que faz? Não, não sente vergonha. Por que em sua percepção das coisas, não faz nada de errado.

O jornal Estado de São Paulo divulgou os diálogos ao telefone entre Sarney e seu filho, Fernando Sarney e desse com a filha. A censura ao jornal é inaceitável, deplorável, um retrocesso, um pequeno deslize ditatorial. Dá arrepios! A liminar proíbe o Estadão de noticiar investigação sobre Fernando Sarney, filho de Sarney e também impede que meios de comunicação de todo o país utilize o material. O desembargador que impetrou a ordem é amigo de Sarney, deve favores veja foto acima]. Normal quando se trata da família Sarney. Não conseguiram censurar a internet, então os diálogos podem ainda ser ouvidos no You Tube [ouça abaixo ou direto no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=SKclv9AU_2w].

Sobre o estado das coisas no Senado não há o que se possa fazer. É coisa histórica, virou endemia, virou traço de personalidade nacional, não tem remédio. Agora, que a família Sarney se sinta aviltada em sua honra com a divulgação dos telefonemas que revelam atos de nepotismo relacionados a atos secretos e consiga ordem judicial censurando órgãos de imprensa, isso é demais. É a imprensa que desonra a família Sarney e não eles mesmos quando fazem o que fazem.

Ficou por conta do senador Pedro Simon a frase que melhor traduz a gravidade do caso, a falência do Senado e o cuidado que Sarney tem em preservar sua biografia: ‘O homem da transição democrática agora comete um ato da ditadura. Ele perdeu seu ultimo argumento. Isso é terrível. O presidente Sarney tem que renunciar’.

leia a notícia sobre a censura:
http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac411764,0.htm

veja página do estadao.com.br com os áudios dos diálogos censurados:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,ouca-os-dialogos-que-ligam-sarney-a-atos-secretos-e-a-agaciel,406311,0.htm

ouça entrevistas com filósofos como Renato Janine Ribeiro e Roberto Romano, sociólogos e senadores sobre o caso dos atos secretos. Muito bom:
http://www.estadao.com.br/especiais/os-atos-secretos-de-um-senado-em-crise,62297.htm

veja lista dos mais de 600 atos secretos:http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,veja-os-663-atos-secretos-apontados-por-comissao-do-senado,391983,0.htm

3 comentários:

Glória disse...

Ao ouvir as conversas da neta com o pai (? Fernando), percebe-se a relação superficial que tem pai e filha e avô. A entonação das palavras são de sedução, de uma sedução falsa, velada, estudada... Eles são cordiais, falam sobre o que lhes interessa, e é isso. Dá pena. Eles não constroem uma relação verdadeira e amorosa. Penso que esse seja o preço pago por nos enganarem, por sentirem-se melhores e acima de nós e da justiça.
É bem provável que se safem... como muitos outros. Mas como diz um amigo, eles vão morrer, não vão ? Dessa eles não escapam.

Glória disse...

Querido Octávio,
Onde está você ?
Não aguento mais ver esta foto (estilo revista "Caras") do Sarney e sua trupe. Eca !
O que você escolherá para nos compensar de tantos dias de tortura ?

Ziza disse...

Uma coisa eu concordo! além de tudo q foi por ti explicitado. Como diz Pedro Simon, só vão haver mudanças, qdo todos nós sairmos totalmente da política e entrar gente nova,com idéias e novos modos de agir, por que senão irá continuar tudo exatamente como está! Que senso de realidade!!!!