quarta-feira, 12 de agosto de 2009

grunhido



José Saramago tem um blog, O Caderno de Saramago, linkado aí ao lado. Ele escreve sobre seus interesses, política, literatura, artes, sobre os amigos, enfim, faz um blog. Lançou agora um livro com uma seleção de textos extraídos do blog. Em entrevista sobre o lançamento, disse o que acha do Twitter:

‘Nem sequer é para mim uma tentação de neófito. Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido’.

Confesso que também não fiquei tentado a aderir ao Twitter. Não que eu não goste de concisão. Mas o que eu teria a dizer lá que não diria aqui. Diria ‘fiz um novo post no blog’ ou ‘estou de saída’ ou ainda ‘Saramago não gosta do Twitter, nós grunhimos’. Não creio que gostaria de fazer isso. Já toma tempo abrir o blogger, escrever os textos, visitar outros blogs, editar fotos, textos, ler comentários, escrever comentários, procurar informações e checar fontes... E mais: agora que resolvi escrever me aparece essa de economia de palavras.

Aparte sua opinião sobre o Twitter, Saramago é um dos grandes intelectuais vivos pensando em língua portuguesa. Seus livros são perturbadores, suas idéias simples e diretas. Encontrei esses vídeos de uma entrevista sua para a Globo. Por Saramago, me rendo à Globo que tem seus lampejos de lucidez. Mas não precisava legendar a entrevista.

Termino com uma frase de Saramago: ‘no fundo, no fundo, tudo é pouco, tudo é insignificante’.


http://www.youtube.com/watch?v=4XDmsXWlDqE


http://www.youtube.com/watch?v=KukaoWu00Uw

3 comentários:

Anônimo disse...

que presente vc nos trouxe, não vi e não saberia se vc não compartilhasse conosco dessa singela entrevista do Saramago, enfim, valeu o dia, muuuuito obrigada por isso. Adorei
madoka

Gloria disse...

Por que legendar esta entrevista ??
Bem, eu nao curti o twitter porque nao entendi pra que serve alguem dizer o que está fazendo ... em frases curtas. Cheguei a pensar que estava acessando errado, que nao era aquilo que eu estava lendo, vendo. Concordo com Sr. Saramago, logo estaremos grunhindo... (hum... adoro Saramago...), pois-pois.

Glória disse...

Querido Octávio, no blog da Fundação José Saramago, acho que é : blogjosesaramago.org , há um vídeo lindo com narração (muito humilde e sincera) de José Saramago chamado " A maior flor do mundo", talvez você pudesse presentear seus leitores no seu blog ostrigêmios com esse vídeo. Seria apropriado e possível ?