segunda-feira, 17 de agosto de 2009

marina silva

Ela vem despontando como possível candidata a presidência da república nas próximas eleições em 2010. Não se lançou oficialmente como tal, nega que seja candidata, mas está ensaiando uma saída do PT rumo ao PV, que possibilitaria sua candidatura.

Marina Silva é senadora, foi ministra do meio ambiente do governo Lula. Brigou com setores da economia que defendem o desenvolvimento a qualquer custo sem levar em conta a responsabilidade sócio-ambiental. Discordou do presidente e deixou a pasta. Sua história começou com Chico Mendes no Acre.

Ouvi-la é um alento. Uma voz serena, segura, informada. Firme quando tem que ser, sem histrionice. Lúcida, demonstra clareza sobre a situação do país. Suas idéias partem das questões ambientais englobando todos os grandes temas importantes da atualidade.

Sua candidatura seria um fio de esperança em ter em quem votar. Seria uma voz dissonante no discurso desenvolvimentista [ou crescimentista, daqueles que defendem o crescimento acima de tudo] predominante em nosso cenário político. Marina defende a sustentabilidade como pilar de uma economia de baixo carbono. Tem uma visão clara e coerente do Brasil. Acho que seria a única que poderia fazer frente à candidata de Lula, Dilma Roussef. Na verdade, sua história pessoal rivaliza com a de Lula. Faz Lula comer poeira.

Contudo, acho difícil que seja eleita. Lembro-me de Cristovam Buarque [eu votei nele] nas últimas eleições, que tinha como plataforma a educação. Mariana teria que convencer que a questão sócio-ambiental é mais abrangente. Ainda por cima teria que vencer os preconceitos: de cor, de classe, de gênero, religioso o regional.

Num quadro otimista, se eleita ficaria muito preocupado. Sem duvida ela formaria uma equipe bastante competente e afinada com suas idéias, há quadro no país para isso. Preocupa, entretanto, o papel do executivo e do legislativo no seu governo. Bem, isso preocuparia em qualquer governo lúcido e honesto, não?

Não nutro ilusões quanto ao Brasil. Não acho que haja vontade suficiente no país para solucionar seus problemas. Mas isso não quer dizer que eu não considere importante que o Brasil tenha à sua frente pessoas íntegras, capacitadas, sonhadoras, pessoas que acreditem em ideais. Mesmo sem ser candidata ainda, Marina Silva já tem o meu apoio.

Uma de suas frases preferidas, dita por ela: ‘Somos todos anjos de uma só asa, só voamos quando estamos abraçados’. [Léo Buscaglia]

Recomendo:
- áudio de recente entrevista na Radio Eldorado
- entrevista na RedeTV, em 3 blocos, mais de 45 minutos [procure na barra lateral direita do site a entrevista da senadora]

Nenhum comentário: