sexta-feira, 14 de agosto de 2009

chuveiro elétrico

Nunca entendi direito o porquê da existência do chuveiro elétrico.

Quando era pequeno, tinha medo dos choques. E os chuveiros elétricos mais antigos davam choque a torto e a direita. Era comum entrar em chuveiros que tinham as torneiras protegidas por fita isolante. Preta. Assustadora. E coragem pra ligar o bicho?

Depois fui crescendo e me acostumando com os choques ao mesmo tempo em que a qualidade dos chuveiros melhorava. Então começou a me intrigar o fato de que para ter água quente era preciso diminuir o fluxo. Quanto menos água, mais quente, quanto mais água, mais fria. E quem é que quer tomar banho com pouca água? E no inverno? Não dá!

Ainda há o problema de queimar a resistência no meio do banho. Caramba, isso é demais! No meio do banho, você tentando regular a água, quente o suficiente para não congelar seu corpo molhado no frio do inverno, tentando chegar no limite sem desligar o dito cujo e a tal da resistência queima. Pronto! Quer coisa melhor?

Acima de tudo, me incomoda no chuveiro elétrico o fato de a água esquentar em contato com resistências elétricas. Água e eletricidade juntas, um pouco perigoso, um pouco assustador. Como sou leigo no assunto, não sabia, até ontem, que as resistências são blindadas e parará. Mas e o choque? Pois é...

Então, resolvi saber onde essa coisa tinha sido inventada, quem o inventou, porque? E sabe o que descobri? Que o chuveiro elétrico é uma invenção brasileira. Isso mesmo, legítima invenção do Brasil. E sabe qual a justificativa pra invenção? Era muito caro ter rede de gás para aquecer chuveiros nas casas. Pois é, mas isso nunca foi um problema que atrapalhasse a difusão do fogão a gás pelo país afora. Se fosse de fato o problema, teríamos todos fogões elétricos em casa, há anos. Acho que o Brasil é o único país no mundo que usa essa maravilhosa tecnologia em escala.

Sei que água quente no banho é uma evolução, um luxo. Mas pensa bem, o chuveiro elétrico é precário quando se compara o aquecimento da água através do gás e mesmo através de fogo a lenha. Tudo bem, os chuveiros elétricos evoluíram, ganharam pressurizadores, duchas com design, ficaram charmosos. Mas ainda assim, acho o chuveiro elétrico uma droga. Não tenho, não gosto de usar, nutro quase um ódio mortal por esse objeto abjeto. Sempre achei uma porcaria, uma idéia de jerico.

7 comentários:

Soraya Wallau disse...

Caraca!!! Agora eu entendo pq ninguém por aqui consegue entender o chuveiro elétrico! hahaha.
Bjão.
Ps: tenho q contar essa pro Ravi!

Paula Carolina disse...

aaaahhaha tb n gosto e n uso!tinha q ser coisa de brasileiro mesmo ahhahaha

Anônimo disse...

otimo esse post...
eh engracado mesmo, porque tenho essa memoria do banheiro lah de casa... morria de medo de tomar um choque... nada que fosse matar, mas pra mim, era como se fosse a cadeira eletrica...
horrivel...
tenho pavor soh de pensar...
kkkk
vou contar essa pro habibi e perguntar sobre os chuveiros lah no egito..
:)
kkkkk

Anônimo disse...

Oi pessoal.
Quando criança eu era muito levada, minha vó, para me assutar e me manter quieta na casa de uma prima, me disse que o senhor chuveiro poderia me dar um grande choque e me engolir se eu não ficasse quieta... nunca mais fui a mesma... garrei um terror de chuveiro até hoje... já tomei alguns choques... mas como adoro banho quente, e na falta de aquecimento solar ou a gás, encaro o senhor chuveiro, mesmo com medo... até terapia to fazendo... o que fazem com as cabeças das crianças... que dureza...

Anônimo disse...

Gente, quase morrí eletrocutada tomando banho. Meu filhinho tinha acabado de sair do chuveiro, graças à Deus, porque ele não teria condições de sair tão rápido do box como eu saí. Do nada começou a sair faíscas e fogo do fio do chuveiro, e fazia aquele barulho típico de curto circuito. Eu me joguei pro lado de fora, conseguí sair a tempo porque o box estava meio aberto. Meu namo correu e desligou a chave. Até agora fico apavorada na hora de tomar banho e sempre fico esperta quando meu filhinho está no chuveiro. Aff...acho que essa é a pior invenção do mundo. Eu criei verdadeiro horror a chuveiro elétrico e to pensando em uma forma de mudar os meus.

Anônimo disse...

exatamente.aos 64 anos ja vi uns 2300 chuveiros eletricos queimarem incendiarem dar choque.é uma merda nacional.a maioria dos paises proibe o chuveiro porque o contato com a agua é mortal.não existe blindagem porque la no final das contas agua e eletricidade misturados da M.grato jorge

Unknown disse...

Todos falando mau do chuveiro, é claro devem ser todos ricos que podem gastar 400,00 R$ de gás por mês e sem conta a instalação que é muito cara pelo amor de deus olhem pra realidade do nosso país.Sou eletricista e tenho chuveiro em casa eletrônico thermosystem não posso me queixar me atende muito bem obrigado.