quinta-feira, 30 de julho de 2009

fretados

O problema do transporte em São Paulo é gigantesco, tão grande quanto o trânsito da cidade. Resolver o problema exige planejamento e medidas rigorosas. O recente caso da restrição aos ônibus fretados é emblemática quanto ao tamanho do problema. Boas intenções não bastam por parte da prefeitura. Apesar de rigorosa, faltou planejamento [veja todas as noticias aqui].

Se a intenção era desafogar o trânsito de veículos de grande porte nas áreas centrais, o resultado é devolver os usuários de fretados aos seus carros ou ao transporte público. Ora, a existência de fretados, uma iniciativa interessante da sociedade civil para diminuir problemas de custo e deslocamento, revela a inoperância dos transportes públicos [veja mapa da situacao dos fretados].

Não é de hoje que o planejamento urbano de nossas cidades privilegia ações e projetos em benefício do automóvel em detrimento dos transportes coletivos e públicos. Não fosse assim, não haveria tantas obras de novos viadutos e túneis nos últimos anos em São Paulo. Recentemente voltou-se a discutir a ampliação das faixas das marginais, mais uma vez pensando no trânsito de automóveis. São milhões e milhões investidos em obras de asfalto.

Seria necessário parar por décadas com os investimentos em ruas, avenidas, túneis e viadutos e destinar recursos para o transporte público. Seria necessário que os usuários de carros percebessem a precariedade das ruas ao passo que pudessem usufruir de transporte público de qualidade. Não acredito que a questão possa ser solucionada com o atual estado de coisas – político, social, educacional, econômico. O caos urbano em São Paulo é parte de sua natureza de anti-cidade. Afinal, São Paulo não é mais uma cidade.

Um comentário:

Soraya Wallau disse...

Octavio! A gente aqui em casa ficou indignado com essa medida da prefeitura, foi a coisa mais impensada já feita nos últimos tempos, seria tão mais fácil planejar algum ponto de desembarque para os fretados, ou uma forma de organizar o trânsito com os ônibus fazendo parte do panorama...
O Ravi ficou muito anos subindo e descendo de fretado, qnd a gente morava em Santos e ficou só imaginando o caos, já q na hora dos fretados tinhamos um engarrafamento de ônibus, imagina todo mundo de carro?
Bom, isso tem q acontecer pras pessoas pensarem melhor na hora de votar...
Bjo