sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ted Kennedy

Quando o presidente John Kennedy foi assassinado, eu tinha 10 dias de vida. Minha mãe me dava o peito e ficou transtornada com a notícia na televisão. Kennedy marcou uma geração pelo mundo. Sua mulher foi admirada por todas as mulheres mundo afora. Cresci ouvindo falar de Kennedy e sua família. Impressionante o poder dessa família nos EUA, impressionante o eco desse poder pelo mundo.

Há alguns dias atrás, ao ver no noticiário que o senador democrata Ted Kennedy, sofrendo de um câncer no cérebro, procurava antecipar sua substituição no senado para que os democratas não perdessem um voto para o projeto de reforma no sistema de saúde dos EUA, comentei com Bia: ‘Mas que atitude do senador, interessado em defender uma causa que beneficie a todos, mesmo não estando lá, presencialmente, para defendê-la. O homem pensa num projeto, na comunidade, no país, desinteressadamente. É admirável! Será que veremos algo assim no nosso senado algum dia?’ E terminei, dizendo: ‘O senador não vai durar muito, deve estar em seus últimos dias, deve saber que não chegará vivo à votação do projeto da saúde’.

No dia seguinte, ou dois dias depois, vejo a notícia de sua morte. Apesar dos erros na juventude, Ted Kennedy se transformou num grande homem, que defendeu causas visando o bem estar da população americana. Os quatro temas pelos quais mais lutou foram saúde, educação, trabalho e as necessidades especiais e seus portadores. Foi um dos pilares da campanha de Obama nas últimas eleições. Trabalhou pela paz na Irlanda. Teve um funeral de chefe de estado. Os discursos em sua homenagem foram emocionantes, especialmente os dos dois filhos.

Entretanto, acima de tudo, foi um homem que defendeu valores, que estabeleceu um comportamento ético sem parâmetros para nossos senadores e políticos no Brasil. Eu fiquei admirado e triste. Admirado com a grandeza de um homem político. Triste porque não temos entre nós, no Brasil, um homem desse calado.

Fica a frase do senador Ted Kennedy como lição:

“Para todos aqueles pelos quais nos preocupamos, o trabalho continua, a causa permanece, a esperança está viva e o sonho não deve morrer.”

3 comentários:

Cláudia Oliveira disse...

Pois é...e curioso que ele morreu em meio ao escandâlo da semana: o senador Sarney que só nos envergonha! Quanta diferença.....

Anônimo disse...

do que sei sobre os Kennedy: família numerosa, escândalos, mortes trágicas...que bom saber sobre o Ted Kenndy.
Madoka

Fabrício Silva disse...

Cara , fiquei emocionado com isso tudo que li nessa postagem ...

Eu já tinha ouvido dizer que ele era um " grande homem " nas palavras de Barack Obama , mais fiquei sabendo em mais detalhes aqui no seu Blog um pouco mais sobre esse Homem ...

Se temos um homem assim dentro do cenário da política brasileira eu não sei , mais que não tem ninguém assim dando a cara a tapa eu tenho a mais absoluta certeza que não tem