quarta-feira, 22 de julho de 2009

ubatuba

Como qualquer cidade brasileira, Ubatuba está cheia de problemas. Com cerca de 90 mil habitantes, a cidade é uma das que a população mais cresce. Limitada pela Serra do Mar a oeste e pelo oceano Atlântico a leste, o município tem 84 que perfazem 100km de litoral. A forte presença da serra e da mata atlântica faz com que a cidade se confunda com o Parque Estadual da Serra do Mar [veja núcleo Picinguaba].

Um das questões mais delicadas da cidade é encontrar o balanço entre o meio ambiente natural e o urbano. As áreas urbanas, em sua maioria ocupam as restingas, aquela faixa plana entre a serra e o mar [a restinga mais extensa em Ubatuba tem 16 km de largura, da serra ao mar]. São ecossistemas delicados, como todos os sistemas naturais litorâneos, da mata ao mangue. A Rio Santos ou BR 101 ou SP 55 corta a cidade transformou-se numa barreira intransponível para o sistema de águas dos manguezais que invadiam as restingas, gerando alguns acidentes ecológicos importantes ao longo da rodovia.

Outro ponto que merece atenção é o turismo. Se por um lado grande parte da população se beneficia do turismo, por outro, o fluxo sazonal, especialmente no verão, representa problemas no abastecimento de água, na coleta e manejo dos resíduos sólidos, na preservação da natureza.

Há anos a população vem ocupando os morros desordenadamente e sem controle da municipalidade. O surgimento de novas comunidades ao longo da BR 101 também esta acelerado. Praias fechadas e ocupadas por residências de luxo também são comuns. Entre muitos problemas, talvez um dos mais graves seja a falta da rede de tratamento de esgoto na cidade. O tratamento é feito por unidades autônomas de fossas por edifício.

Nos últimos anos, a orla nos bairros centrais vem recebendo tratamento especial, transformando-se num grande parque linear. As calçadas foram limpas, iluminadas e uma ciclovia foi construída. São cerca de 10 km de parque, do Cruzeiro ao porto do Itaguá, batizado de Caminhos de Anchieta.

Contudo, ao contrário da maioria das cidades, se os problemas são muitos, a paisagem é esplendorosa. O que é uma vantagem, a natureza com presença marcante e exuberante, é também uma responsabilidade a mais para o município. Se a natureza ali é bela e fácil, tão fácil que não espanta mais aos olhos de quem ali mora, é preciso esforço redobrado para conscientizar da necessidade de preservação.

Nenhum comentário: