segunda-feira, 27 de julho de 2009

livros nas férias

Dos livros que li nessas férias, 2 eram relacionados ao mar e 1 infantil [leia sobre o livro infantil aqui]. O outro, na realidade o primeiro que li, foi A sangue frio, de Truman Capote. Um livro excepcional que inaugurou o gênero livro de reportagem. O filme, recente, é igualmente muito bom.

As aventuras do mar foram lidos em Ubatuba, nada mais apropriado. Linha de Sombra, de Joseph Conrad e Diário de Bordo, de André Homem de Melo. Nunca tinha lido nada de Conrad, que estava na minha lista de autores a ler havia muito tempo. Conrad era natural da Polônia mas escreveu sua obra em inglês. Dizem que não falava bem a língua mas escrevia como um virtuoso. Me fascina essa relação com a língua estrangeira. Era o caso de Samuel Beckett, um de meus autores preferidos, irlandês que escreveu grande parte de sua obra em francês. E também de Elias Canetti, húngaro que escreveu em alemão.

Linha de sombra conta a aventura de um jovem imediato que assume seu primeiro navio como comandante. Sua primeira viagem é uma provação, marcada pela sombra do antigo comandante que assombra o navio e a tripulação. O livro é empolgante.

Diário de bordo é o relato das viagens transoceânicas de Andre Homem de Melo. Ele conta toda a sua trajetória, desde a compra do barco nos EUA, a viagem até o Brasil, a travessia do Atlântico nas comemorações dos 500 anos do descobrimento. Andre foi o primeiro brasileiro a dar a volta ao mundo em solitário sem escalas pelo Oceano Austral. Uma aventura sem igual. Fomos amigos na adolescência e guardo com carinho os momentos que vivenciamos juntos. Foi emocionante ler o seu relato.

Agora estou relendo Seis propostas para o próximo milênio, de Italo Calvino. Um de meus autores favoritos.

Um comentário:

Soraya Wallau disse...

Muito legal ver q vc tá lendo bastante, infelizmente eu não estava tendo muito tempo pra ler, mas agora que as visitas foram embora já estou correndo atrás do prejuizo. Estou lendo 1808 e estou amando!
Bjão