terça-feira, 28 de julho de 2009

o caso do lixo inglês



O caso do lixo inglês que chegou ao porto de Santos [acompanhe as notícias do caso] não é apenas sério em si. Serve de alerta para um dos maiores desafios ecológicos do planeta: o tratamento e o manejo de resíduos sólidos. O problema é tão grave que existe regulamentação internacional, determinada pela Convenção da Basiléia [leia texto integral]. Brasil e Reino Unido são signatários da convenção. O caso também serviu para mostrar que a importação e exportação ilegal de resíduos sólidos são mais comuns do que se poderia imaginar.

No Brasil, a inexistência de legislação sobre o setor de coleta seletiva e reciclagem causa danos ambientais de monta, além de causar prejuízos importantes. Uma política nacional para os resíduos sólidos, com diretrizes para a reciclagem e regulamentação da coleta seletiva municipal obrigatória tramita no congresso simplesmente há 18 anos, desde 1991.

O resíduo, a sobra, o lixo, é apenas a ponta do problema, na verdade apenas um elo na cadeia de produção. Uma cadeia de produção em que o resíduo é fim, no caso da produção dos bens de consumo e começo, no caso da reciclagem. Uma medida a ser tomada seria frear os impulsos consumistas da população mundial que compra desenfreadamente na mesma medida em que descarta suas sobras. Como isso não parece possível numa sociedade cada vez mais industrializada e ao mesmo tempo a cada dia mais auto indulgente, o problema parece sem solução. Vamos aguardar a boa das nações, dos governos, das pessoas. Quem sabe as coisas tomam outros rumos...a esperança está nas futuras gerações. Educá-las é uma tarefa que começa ontem.

[O titulo do video é 'Como funciona o imenso mercado mundial do lixo e resíduos tóxicos', producao Globo News, exibido no programa 'Sem Fronteiras' em 21/07/09. Caso não consiga assistir ao vídeo, siga o link: http://www.archive.org/details/Mcrost01-ComoFuncionaOImensoMercadoMundialDoLixoEResduosTxicos176 ]

Um comentário:

Soraya Wallau disse...
Este comentário foi removido pelo autor.